Ho’o = causa // ponopono = perfeição
Juntas, estas duas palavras formam o HO’OPONOPONO que significa corrigir um problema, tornar certo o que está errado.
Trata-se portanto, de uma prática havaiana antiga, com vista à reconciliação e ao perdão para purificar o próprio corpo e liberar as memórias ou sentimentos ruins, que prendem a mente em uma sintonia negativa, causando dor, pesar ou sofrimento.
A prática do Ho’oponopono Tradicional é composta por quatro frases principais:
Sinto muito! Me perdoe!
Eu te amo! Sou grato!
Porém, no padrão da nova era entende-se que pedir perdão é o mesmo que admitir-se culpado em relação a algo. E se me sinto culpado, entendo que esta é uma emoção limitante ao meu crescimento e portanto passo a me julgar passível de punição. Sendo assim, o padrão da nova era nos faz refletir que não há o que perdoar, ou melhor, não há do que se culpar, tendo em vista que as atitudes tomadas naquela época são provenientes da consciência proporcional ao tempo decorrido. Por outro lado, é importante compreender que o perdão vindo do outro e a punição como forma de absolvição não são necessários para me libertar daquilo que me prende, basta apenas que eu aceite que sou responsável sim por meus atos conforme o grau de instrução atual e que neste momento estou elevando meu nível de consciência para aceitar o que sou, me amar como sou e ser grata pelo que sou, simplesmente porque Deus habita em mim, me aceita, me ama e sua face resplandece em mim quando percebo que tudo o que aconteceu não passou de um momento de experiência.
Deste modo, o mantra tradicional deu lugar ao novo mantra, que aqui chamamos de Ho'oponopono Contemporâneo:
EU ACEITO!
EU TE AMO!
EU AGRADEÇO!
Essas frases, além de atuarem em nosso inconsciente limpando-o e purificando-o, nos coloca em conexão direta com o divino que há dentro de cada um de nós.
Esta é uma magnífica ferramenta de cura quântica que nos liberta da ilusão de querer modificar os comportamentos alheios, restabelecendo a paz interior e o equilíbrio emocional. É uma prática interior e individual que transmuta memórias do passado e as transforma em pura luz.
O fluxo natural de nossa vida muitas vezes é interrompido por dores físicas, emocionais, mentais e espirituais. Com a meditação Ho'oponopono Contemporâneo, é possível eliminar gradativamente de seu subconsciente memórias, crenças, bloqueios e padrões negativos. A Divindade que existe em você, à medida em que se pratica esta meditação, vai dissolvendo as memórias celulares envolvidas na situação, sentimento ou problema.
Portanto, em um ambiente calmo e confortável, pratique a respiração lenta e profundamente, proferindo o mantra do Ho'oponopono Contemporâneo quantas vezes achar necessário.
Para cada pensamento ruim, cada dúvida que aparecer, cada desafio do dia, cada mudança de humor, cada pessoa negativa, cada desânimo, você vai criar uma intenção de limpeza repetindo:
Divindade, limpe em mim o que está contribuindo para (coloque aqui o sentimento, situação ou problema vivenciado).
⠀
EU ACEITO! EU TE AMO! EU AGRADEÇO!
Apenas respire e sinta a força da Divindade que existe em você limpando isso.
Se preferir, você também pode acompanhar nos vídeos abaixo a meditação do Ho'oponopono Contemporâneo para o medo ou as 108 repetições que recitamos com o auxílio de um japamala.
Conheça mais sobre o meu trabalho!